Telefone do WhatsApp:

SAC 0800, Contato, Reclamação Na Ouvidoria, Chat, Falar com Atendente

O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como canal telefônico, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. O WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, áudios e vídeos, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Neste tutorial, iremos explicar cada uma destas formas de contato com o WhatsApp.

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc. O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível. Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos.

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. Já a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor. A ouvidoria funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado. Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Quadro Resumo dos Canais de Contato do WhatsApp

Fale Conosco WhatsApp

A melhor forma de entrar em contato com o WhatsApp é usar o Fale Conosco. Nesta página, você encontrará os seguinte canais de contato:

 

  • Suporte para o WhatsApp Messenger: Para todas as dúvidas relacionadas ao WhatsApp Messenger, entre em contato aqui.
  • Suporte para o WhatsApp Business: Para quaisquer perguntas relacionadas ao Aplicativo WhatsApp Business, entre em contato aqui.

Email do WhatsApp

Você poderá enviar um email para o WhatsApp no seguinte endereço: support@whatsapp.com

Ouvidoria WhatsApp

Infelizmente o WhatsApp não possui um serviço de ouvidoria. Solicitações devem ser feitas diretamente em um dos canais já informados anteriormente (telefone, email e formulário fale conosco). Não se preocupe, a empresa possui uma equipe treinada para solucionar todos os problemas na prestação dos seus serviços.

Reclamações WhatsApp

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a WhatsApp não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes. Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Confira as dúvidas mais comuns:

Aparelhos Perdidos ou Roubados, O que Fazer?

Bloqueie o seu chip. Recomendamos que você ligue para a sua operadora de celular o quanto antes para bloquear o seu chip. Dessa forma, não será possível verificar a conta no telefone, já que esse processo requer o recebimento de SMS ou ligações.

Nesse momento, você tem duas opções:

  1. Você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp em um novo aparelho. Essa é a maneira mais rápida de desativar uma conta em um aparelho roubado ou perdido, já que o WhatsApp só pode permanecer ativo com um número de telefone em um aparelho de cada vez.
  2. Envie um email para support@whatsapp.com com o seguinte texto no corpo do email “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Por favor, inclua também o seu número de telefone em formato internacional completo.

Importante: Mesmo com o chip bloqueado e o serviço de telefonia desativado, é possível utilizar o WhatsApp por redes Wi-Fi se você não entrar em contato com a empresa para desativar sua conta.

Como Utilizar o WhatsApp no Computador?

O aplicativo do WhatsApp para computador e o WhatsApp Web são extensões do WhatsApp para que você use sua conta do WhatsApp no seu aparelho. As mensagens que você envia e recebe são automaticamente sincronizadas entre seu telefone e seu computador. Você pode vê-las ao mesmo tempo tanto no seu aparelho quanto na versão para Internet. Qualquer ação que você fizer no seu celular se refletirá no seu computador, e vice e versa.

Para usar o WhatsApp no computador, abra o endereço https://web.whatsapp.com no seu navegador Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Edge, e escaneie o código QR do WhatsApp com seu telefone. Devido a limitações do navegador, alguns recursos do WhatsApp Web não estarão disponíveis.

Contato WhatsApp nas Redes Sociais

Se nenhuma das opções de contato apresentadas até aqui não lhe serviu, a última tentativa seria entrar em contato com a WhatsApp pelas redes sociais:

Canais de Reclamações dos Consumidores

  • Sabemos que os canais de atendimento ao consumidor (SAC) e serviços de ouvidoria das empresas deveriam ser suficientes para o consumidor resolver todas suas questões. Mas nem sempre as empresas atendem os clientes da forma adequada. Pensando nisto, preparamos uma lista de canais de reclamação que todo cidadão pode usar para realizar reclamações a respeito de produtos e serviços da WhatsApp.

Procons

  • Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordos com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site www.consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento. Não há cobrança de taxas para o auxílio. Alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet, como é o caso do de São Paulo.

    Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. No caso do Procon DF, a assistência não ocorre em casos de venda entre particulares, relação entre locador e locatário, multa de trânsito e relação entre advogado e cliente, entre outros. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Consumidor.gov.br

  • Defesa do Consumidor. A pessoa pode registrar uma queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Esse procedimento só é válido para aqueles fornecedores cadastrados no site. Ou seja, o serviço depende de uma adesão voluntária das companhias.

    O portal serve como um canal de comunicação e, no período de 10 dias, a empresa pode dialogar com o consumidor. Ao fim do prazo, precisa dar uma resposta à demanda. Já a pessoa que apresentou a reclamação pode comentar o retorno e dizer se considerou a situação resolvida. Se o problema não for resolvido, o Ministério não promove outro tipo de sanção ou processo administrativo.

Juizados Especiais Cíveis

  • Para quem recorre à Justiça, a alternativa mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível, que são instâncias específicas dos tribunais de Justiça de cada estado. Pessoas físicas com mais de 18 anos, micro e pequenas empresas e organizações da sociedade civil podem acessar este recurso.

    As reclamações têm limite de 40 salários mínimos. Se o valor da causa for maior, o consumidor só poderá receber até este limite. Se o caso for de valor de até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado. No entanto, se o valor for superior, a presença deste profissional passa a ser necessária. Os custos de um advogado são definidos em tabelas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cada estado.

    As reclamações devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que embasem o processo. É preciso ter também dados da pessoa acionada, como nome, endereço, nacionalidade e profissão.

    Os juizados especiais buscam resolver os processos por meio de acordos. Para isso são chamadas audiências de conciliação. Caso não haja consenso, o juiz responsável pode determinar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pleito.

Justiça Comum

  • Outra opção é apelar à Justiça para resolver um impasse em uma relação de consumo. O consumidor pode recorrer aos juizados especiais cíveis ou acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado. Mas nem sempre o juizado especial é mais rápido, pois a agilidade depende da fila de processos.

Site Reclame Aqui

  • O site Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações. A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta. O acesso aos dados que foram cadastrados pelo cliente ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema. Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

    Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000, o qual também possui critérios específicos. Os consumidores podem, depois de terem suas questões respondidas pelas empresa, indicar que o problema foi resolvido ou não, além de ter o direito a réplicas e, ao final, mostrar por meio de smiles a sua opinião sobre a resposta da empresa reclamada. A descrição do problema que o cliente publica é avaliada por uma equipe do site antes de ser publicada. Isto ocorre pois sua política não permite conteúdo ofensivo na redação dos usuários

Sobre a WhatsApp

  • O WhatsApp foi fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e está sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia. No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo quatro bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de três bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia.

Fonte e Créditos: Barato de Celular

Confira também

[tabs]
[tab title=”Zona Sul”]
Telefone do Whatsapp no Alto da Boa Vista
Telefone do Whatsapp na Ana Rosa
Telefone do Whatsapp no Aeroporto
Telefone do Whatsapp no Aclimação
Telefone do Whatsapp na Água Funda
Telefone do Whatsapp no Brooklin
Telefone do Whatsapp no Campo Belo
Telefone do Whatsapp no Campo Grande
Telefone do Whatsapp no Campo Limpo
Telefone do Whatsapp no Casa Palma
Telefone do Whatsapp na Chácara Chácara Klabin
Telefone do Whatsapp na Chácara Flora
Telefone do Whatsapp na Chácara Santo Antônio
Telefone do Whatsapp na Cidade Ademar
Telefone do Whatsapp na Cidade Dutra
Telefone do Whatsapp em Cidade Monções
Telefone do Whatsapp no Brooklin
Telefone do Whatsapp no Ibirapuera
Telefone do Whatsapp em Interlagos
Telefone do Whatsapp no Ipiranga
Telefone do Whatsapp no Itaim Bibi
Telefone do Whatsapp no Jabaquara
Telefone do Whatsapp no Jardim Marajoara
Telefone do Whatsapp no Jardim Prudência
Telefone do Whatsapp no Jardim da Saúde
Telefone do Whatsapp no Jardins
Telefone do Whatsapp no Jockey Club
Telefone do Whatsapp em Moema
Telefone do Whatsapp no Morumbi
Telefone do Whatsapp em Panamby
Telefone do Whatsapp no Paraíso
Telefone do Whatsapp em Planalto Paulista
Telefone do Whatsapp no Sacomã
Telefone do Whatsapp em Santo Amaro
Telefone do Whatsapp na Santa Cruz
Telefone do Whatsapp na Saúde
Telefone do Whatsapp em Socorro
Telefone do Whatsapp na Vila Andrade
Telefone do Whatsapp na Vila Gertrudes
Telefone do Whatsapp na Vila Mariana
Telefone do Whatsapp na Vila Mascote
Telefone do Whatsapp na Vila Nova Conceição
Telefone do Whatsapp em Vila Uberabinha
Telefone do Whatsapp em Jardim Lusitânia
[/tab]
[tab title=”Zona Oeste”]
Telefone do Whatsapp em Alphaville
Telefone do Whatsapp na Água Branca
Telefone do Whatsapp no Alto da Lapa
Telefone do Whatsapp no Alto Pinheiros
Telefone do Whatsapp na Barra Funda
Telefone do Whatsapp na Berrini
Telefone do Whatsapp no Butantã
Telefone do Whatsapp em Campos Elíseos
Telefone do Whatsapp na Cidade Jardim
Telefone do Whatsapp no Jardim América
Telefone do Whatsapp no Jardim Bonfiglioli
Telefone do Whatsapp no Jardim Paulista
Telefone do Whatsapp no Jardim Paulistano
Telefone do Whatsapp no Jardim Europa
Telefone do Whatsapp no Jardim das Bandeiras
Telefone do Whatsapp na Lapa
Telefone do Whatsapp no Pacaembú
Telefone do Whatsapp em Perdizes
Telefone do Whatsapp na Pompéia
Telefone do Whatsapp em Pinheiros
Telefone do Whatsapp no Rio Pequeno
Telefone do Whatsapp em São Domingos
Telefone do Whatsapp no Sumaré
Telefone do Whatsapp no Sumarezinho
Telefone do Whatsapp na Vila Cordeiro
Telefone do Whatsapp na Vila Leopoldina
Telefone do Whatsapp na Vila Madalena
Telefone do Whatsapp na Vila Romana
Telefone do Whatsapp na Vila Sonia
Telefone do Whatsapp na Vila Olímpia
[/tab]
[tab title=”Zona Norte”]
Telefone do Whatsapp na Casa Verde
Telefone do Whatsapp no Carandiru
Telefone do Whatsapp no Imirim
Telefone do Whatsapp no Jaçanã
Telefone do Whatsapp no Jd São Paulo
Telefone do Whatsapp em Lauzane Paulista
Telefone do Whatsapp no Mandaqui
Telefone do Whatsapp na Nossa Senhora do Ó
Telefone do Whatsapp na Paulicéia
Telefone do Whatsapp em Santana
Telefone do Whatsapp em Santa Terezinha
Telefone do Whatsapp no Tucuruvi
Telefone do Whatsapp na Vila Dom Pedro II
Telefone do Whatsapp na Vila Guilherme
Telefone do Whatsapp na Vila Gustavo
Telefone do Whatsapp na Vila Maria
Telefone do Whatsapp na Vila Medeiros
Telefone do Whatsapp na Vila Paiva
[/tab]
[tab title=”Zona Leste”]
Telefone do Whatsapp na Água Rasa
Telefone do Whatsapp em Anália Franco
Telefone do Whatsapp no Alto da Mooca
Telefone do Whatsapp em Belém
Telefone do Whatsapp no Belenzinho
Telefone do Whatsapp em Jardim Anália Franco
Telefone do Whatsapp na Moóca
Telefone do Whatsapp na Penha
Telefone do Whatsapp no Parque da Mooca
Telefone do Whatsapp na Ponte Rasa
Telefone do Whatsapp no Tatuapé
Telefone do Whatsapp na Vila Bertioga
Telefone do Whatsapp na Vila Gomes Cardim
Telefone do Whatsapp na Vila Regente Feijó
[/tab]
[tab title=”Região Central”]
Telefone do Whatsapp na Aclimação
Telefone do Whatsapp na Bela Vista
Telefone do Whatsapp na Bom Retiro
Telefone do Whatsapp na Brás
Telefone do Whatsapp na Cambuci
Telefone do Whatsapp no Centro
Telefone do Whatsapp na Cerqueira César
Telefone do Whatsapp na Consolação
Telefone do Whatsapp em Higienópolis
Telefone do Whatsapp na Ipiranga
Telefone do Whatsapp no Glicério
Telefone do Whatsapp na Liberdade
Telefone do Whatsapp na Luz
Telefone do Whatsapp no Morro dos Ingleses
Telefone do Whatsapp na Praça da República
Telefone do Whatsapp na República
Telefone do Whatsapp na Santa Cecília
Telefone do Whatsapp na Santa Efigênia
Telefone do Whatsapp na Sé
Telefone do Whatsapp na Vila Buarque
[/tab]
[tab title=”Grande São Paulo”]
Telefone do Whatsapp em São Caetano
Telefone do Whatsapp em São Bernardo
Telefone do Whatsapp em Santo André
Telefone do Whatsapp em Diadema
Telefone do Whatsapp em Guarulhos
Telefone do Whatsapp em Embu
Telefone do Whatsapp Embu das Artes
Telefone do Whatsapp em Itapecerica
Telefone do Whatsapp em Osasco
Telefone do Whatsapp em Barueri
Telefone do Whatsapp em Jandira
Telefone do Whatsapp em Cotia
Telefone do Whatsapp em Santana do Parnaíba
Telefone do Whatsapp em Taboão da Serra
[/tab]
[tab title=”Outras Regiões”]
Telefone do Whatsapp em Aruja
Telefone do Whatsapp em Atibaia
Telefone do Whatsapp em Brasília
Telefone do Whatsapp em Bragança Paulista
Telefone do Whatsapp em Campinas
Telefone do Whatsapp em Curitiba
Telefone do Whatsapp em Distrito Federal
Telefone do Whatsapp na Granja Viana
Telefone do Whatsapp em Guararema
Telefone do Whatsapp em Paraná
Telefone do Whatsapp em Mogi das Cruzes
Telefone do Whatsapp em Minas Gerais
Telefone do Whatsapp em Rio de Janeiro
Telefone do Whatsapp em Salto
Telefone do Whatsapp em Santa Isabel
[/tab]
[/tabs] 

Compartilhar
Enviar mensagem
Estamos Online!
Converse via Whatsapp
Informe-nos se tiver alguma dúvida, estamos aqui para lhe ajudar.